Com o crescente interesse por motores turbinados, alimentado por lançamentos como o Citroën C3 Turbo, surge a pergunta: será que compensa pagar um pouco mais por um motor turbo? Para responder essa questão, focamos no Chevrolet Onix, um dos modelos mais vendidos no Brasil e disponível em versões aspirada e turbinada.
A Chevrolet promete trazer ainda mais inovações para o Onix 2025, como um motor com injeção direta de combustível, mas hoje nos concentramos nas versões LT aspirada e LT turbo, ambas equipadas com câmbio manual de seis marchas.
Desempenho: Uma Diferença Considerável?
O Chevrolet Onix LT Turbo se destaca significativamente em termos de desempenho quando comparado à versão aspirada. Com torque de 16,8 kgfm disponível já a 2.000 rpm, o modelo turbinado oferece uma condução mais ágil, especialmente em situações de tráfego intenso ou em subidas. Por outro lado, o motor aspirado entrega 10,6 kgfm apenas a 4.100 rpm, exigindo mais trocas de marcha e resultando em uma experiência de condução menos fluida.
Essa superioridade no desempenho reflete-se também nos números de aceleração e velocidade máxima. O Onix LT Turbo atinge 100 km/h em 10,1 segundos e chega a 187 km/h de velocidade máxima, enquanto a versão aspirada precisa de 13,3 segundos para alcançar 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 167 km/h.
Apesar de as diferenças parecerem pequenas no papel, na prática, o conforto proporcionado pelo motor turbo é evidente, com menor esforço para o motorista e um ruído de funcionamento mais baixo, contribuindo para uma experiência de condução mais agradável.
Consumo de Combustível: Turbo vs. Aspirado
Um ponto que sempre gera dúvidas é o consumo de combustível. Muitos acreditam que um motor turbo consome significativamente mais, mas no caso do Onix, a diferença é quase insignificante. Segundo dados do Inmetro, o Onix LT aspirado registra um consumo de 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada com gasolina, enquanto a versão turbo apresenta 13,1 km/l e 16,1 km/l, respectivamente.
Com etanol, os números também são muito próximos: 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada para o aspirado, contra 9,1 km/l e 11,1 km/l para o turbo. No final das contas, a diferença nos gastos com combustível ao longo do mês é mínima.
Conforto e Equipamentos: O Que o Motor Turbo Traz a Mais?
Além do desempenho superior, o Onix LT Turbo oferece algumas vantagens em termos de conforto e equipamentos. O volante com regulagem de altura e profundidade é um item de série na versão turbinada, mas ausente na aspirada.
Além disso, a versão turbo pode ser equipada com itens opcionais como câmera de ré, faróis com acendimento automático e chave presencial, incrementos que não estão disponíveis para o modelo aspirado. Esses detalhes fazem a diferença no dia a dia, especialmente para quem busca uma posição de dirigir mais confortável e recursos de conveniência.
Custo-Benefício: Vale a Pena o Investimento?
Com uma diferença de preço de aproximadamente R$ 7.500 entre as versões aspirada e turbo do Onix LT, a decisão de optar pelo motor mais potente vai além do desempenho e do consumo.
É uma escolha que envolve conforto, agilidade e até a revenda futura do veículo, já que modelos turbinados tendem a manter um valor de mercado mais elevado. Para quem valoriza uma condução mais dinâmica e está disposto a investir um pouco mais, a versão turbo é claramente a opção mais atrativa.