Há 45 anos, o mundo testemunhava o nascimento de uma inovação que mudaria para sempre o mercado automotivo. Em 1979, o Fiat 147 tornou-se o primeiro carro movido a etanol produzido em série, uma conquista que começou a redefinir a indústria automobilística no Brasil.
Produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), este modelo não só representou um marco na história da Fiat, mas também um avanço significativo na busca por combustíveis alternativos e sustentáveis.
Um Marco Histórico: O Primeiro Fiat 147 a Etanol
A primeira unidade do Fiat 147 movido a etanol, fabricada em 5 de julho de 1979, faz parte do acervo de clássicos da Fiat. Equipado com um motor de quatro cilindros e 1.300 cm³, o veículo entregava 62 cv de potência e 11,5 kgf.m de torque.
A taxa de compressão do motor, de 11,2:1, era significativamente maior que a dos motores a gasolina da época, destacando-se pela eficiência e inovação.
As Inovações do Fiat 147
Apelidado carinhosamente de “Cachacinha” devido ao cheiro característico do escapamento, o Fiat 147 foi um marco para a engenharia automotiva brasileira.
Entre suas inovações, destacavam-se o motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor. Essas características fizeram do Fiat 147 um precursor em termos de design e funcionalidade.
A Origem do Projeto: Programa ProÁlcool
A história do Fiat 147 movido a etanol começou em 1976, em resposta à primeira crise do petróleo em 1973, que forçou governos e fabricantes de automóveis a buscar alternativas para reduzir o consumo de derivados do petróleo.
No Brasil, o Governo Federal lançou o programa ProÁlcool em 1975, incentivando a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Este contexto impulsionou a Fiat a desenvolver um carro que pudesse utilizar este novo combustível de forma eficiente.
Desenvolvimento e Testes: O Caminho até o Lançamento
O protótipo do Fiat 147 movido a etanol apareceu pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 1976, já com dezenas de milhares de quilômetros rodados em testes. Em 1977, a Fiat realizou aprimoramentos técnicos e fabricou novas unidades para mais testes.
O teste definitivo aconteceu em setembro de 1978, quando o Fiat 147 percorreu 6.800 quilômetros em uma viagem de 12 dias pelo Brasil, enfrentando variações climáticas superiores a 30 graus e terrenos diversos.
Impacto e Legado
O lançamento do Fiat 147 a etanol foi um divisor de águas. Ele não apenas representou um avanço tecnológico, mas também mostrou a viabilidade do etanol como combustível alternativo. O sucesso do Fiat 147 inspirou outras montadoras e ajudou a consolidar o Brasil como um líder mundial na produção e uso de biocombustíveis.
Considerações finais
O Fiat 147 não é apenas um carro; é um símbolo de inovação e sustentabilidade. Há 45 anos, ele abriu caminho para uma nova era no setor automotivo, uma era que continua a evoluir com os avanços nos combustíveis alternativos e nas tecnologias de veículos. Celebrar o Fiat 147 é reconhecer a importância de buscar sempre soluções mais limpas e eficientes para o futuro da mobilidade.